A Avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos, mais conhecida como Avenida Beira-Mar Norte, é uma avenida de Florianópolis. Localiza-se na região central da cidade, entre a parte inferior da Ponte Hercílio Luz e o viaduto de acesso ao Norte da Ilha.
Trata-se de uma avenida que corre junto ao mar, construída sobre um aterro na década de 1960. Na década de 1980 foi ampliada e tomou seu formato atual, com três faixas de rolamento e mais três faixas de pista local no sentido Centro-Trindade, e integrou com o aterro da Baía Sul feito na década de 1970, além de receber calçadão e ciclovia.
A Avenida Beira Mar Norte possui três pistas paralelas, de modo que a mais externa dá acesso ao sul da cidade e às pontes que levam à região continental da cidade, a do meio corre no sentido oposto, levando ao norte da cidade e em direção á região da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e a pista mais interna corre no mesmo sentido, dando acesso ao bairro Agronômica. Ela é famosa, ainda, por ser uma das regiões mais valorizadas da cidade. Uma cobertura, por exemplo, só pode ser comprada com valor acima de 1 milhão de reais. A principal festa de ano-novo em Florianópolis ocorre na Beira-Mar.